PROJECTOS ATIVOS

Programa Operacional Regional do Norte

Entidade | MIND - SOFTWARE MULTIMÉDIA E INDUSTRIAL, S.A.

Designação do projecto | 033903 FOOT4U - DESIGN, MODELAÇÃO, PRODUÇÃO E MARKETING PARA CALÇADO

Objectivo | Projeto de Co-promoção de I&D para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, nomeadamente de soluções tecnológicas inovadoras, concretizado por um sistema de software CAD-CAE-CAM integrado, especificamente desenvolvido para o design, modelação, produção e marketing.

plusminus
Designação do projeto | FOOT4U - DESIGN, MODELAÇÃO, PRODUÇÃO E MARKETING PARA CALÇADO

Código do projeto | 033903

Objetivo principal | Projeto de Co-promoção de I&D para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, nomeadamente de soluções tecnológicas inovadoras, concretizado por um sistema de software CAD-CAE-CAM integrado, especificamente desenvolvido para o design, modelação, produção e marketing.

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | MIND SA

Data de aprovação | 2018-04-27

Data de início | 2018-07-02

Data de conclusão | 2021-07-01

Custo total elegível | 773.634,15 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 585.429,70 €

FOOT4U
FOOT4U MindFOOT4U CTCPFOOT4U CelitaFOOT4U SAMBA


Objetivos

Desenvolvimento de um sistema integrado em quatro vertentes:

1. DESIGN
Contemplando o desenvolvimento de soluções especializadas para designers.
2. MODELAÇÃO
Orientada à modularização da arquitetura do sistema em módulos especializados e à modelação avançada de solas e de elementos personalizáveis.
3. PRODUÇÃO
Envolvendo a integração com sistemas de produção aditiva.
4. MARKETING
Focada em soluções inovadoras para a divulgação e comercialização da oferta dos fabricantes.

Programa Operacional Regional do Norte

Entidade | MIND - SOFTWARE MULTIMÉDIA E INDUSTRIAL, S.A.

Designação do projecto | 19013 Digitalização avançada de materiais

Objectivo | Reconhecimento automático de zonas de qualidade, por marcação do material, e identificação de diferentes tipos de qualidades

plusminus
Designação do projeto | Digitalização avançada de materiais

Código do projeto | 19013

Objetivo principal | Reconhecimento automático de zonas de qualidade, por marcação do material, e identificação de diferentes tipos de qualidades

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | MIND SA

Data de aprovação | 2016-07-22

Data de início | 2016-04-15

Data de conclusão | 2016-09-27

Custo total elegível | 20.000 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 15.000 €


Objetivos, atividades e resultados esperados/ atingidos

Objetivos
O sistema de digitalização avançada deve permitir o reconhecimento automático de zonas de qualidade, a marcação de zonas de qualidade “offline”, a utilização de marcadores de baixo custo que não verificam transferência para o material e a identificação de diferentes tipos de qualidades - complementando os sistemas de corte automático destinados à indústria do calçado, malas e marroquinaria, automóvel e mobiliário.

Atividades
Análise, especificação e desenvolvimento de sistema de digitalização de materiais, através da:
- Identificação das condições de captura e iluminação do material.
- Identificação de marcador de baixo custo a usar, levando em consideração a não transferência para o material e as propriedades de deteção em imagem.
- Interface com sistema de aquisição de imagem existente.
- Processamento das imagens obtidas conseguindo o levantamento das anotações manuais usando o marcador de baixo custo escolhido
- Identificação de curvas geométricas sobre o tecido
- Identificação de símbolos e outras anotações relevantes;
- Integração da informação obtida com sistema automático de corte existente;
- Testes de desempenho com os equipamentos atuais e os materiais típicos de trabalho.

Resultados
O sistema desenvolvido no âmbito deste projeto, incluindo equipamento para marcação e software para deteção e identificação de zonas de qualidade, foi transferido integralmente para a empresa, na forma de apresentação de resultados e código fonte.

Os resultados foram incluídos nos produtos comercializados para corte automático, em particular no sistema MindCUT. Esta inclusão materializou-se na adoção de novos equipamentos para marcação, atualização de manuais de utilização com novos procedimentos para marcação de peles e pela integração do software desenvolvido no módulo de captura.

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Entidade | MIND - SOFTWARE MULTIMÉDIA E INDUSTRIAL, S.A.

Designação do projecto | 012821 Qualificação da MIND

Objectivo | Reforçar a competitividade das PME

plusminus
Designação do projeto | Redimensionamento da Presença em Mercados Internacionais

Código do projeto | NORTE-02-0853-FEDER-012821; NORTE-06-3560-FSE-012821

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | MIND SA

Data de aprovação | 2016-02-17

Data de início | 2016-01-01

Data de conclusão | 2017-12-31

Custo total elegível | 308.324,11 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 107.598,61 € / FSE – 48.451,26 €


Objetivos, atividades e resultados esperados/ atingidos

Objetivos
Reforço das valências da empresa em diversos fatores de competitividade, para atuar com eficiência e capacidade de resposta perante as exigências dos mercados, através de um plano de investimentos que abrangerá grande parte dos domínios imateriais de competitividade e que induzirá o desenvolvimento das suas capacidades estratégicas e de gestão, nomeadamente através da utilização das TIC e da inserção na economia digital.

O projeto tem enquadramento nas tipologias “Inovação organizacional e gestão”, “Economia digital e TICs”, “Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos” e “Transferência de conhecimento”.

Atividades
1. Inovação organizacional e gestão: Desenvolvimento organizacional e melhoria da produtividade
2. Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos: Melhoria da eficiência dos processos de IDT
3. Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC): Optimização do desempenho organizacional e de gestão através de novas ferramentas TIC
4. Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos: Reforço da capacidade interna de IDI
5. Transferência de conhecimento: Implementação de um Sistema de Gestão de IDI
6. Acções de formação profissional temáticas.

Resultados Esperados/ Atingidos
Contratação de novos quadros técnicos.
Parametrização e utilização do software/ novas ferramentas TIC
Certificação em IDI
Formação profissional: Execução dos cursos previstos para os perfis definidos, focados nas (a) utilização das novas ferramentas TIC adoptadas, (b) no trabalho em equipa na promoção da produtividade organizacional, (c) nas ferramentas de gestão e de optimização da produtividade organizacional e nas (d) ferramentas de apoio a processos de IDT.

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Entidade | MIND - SOFTWARE MULTIMÉDIA E INDUSTRIAL, S.A.

Designação do projecto | 012820 Redimensionamento da presença em mercados internacionais

Objectivo | Reforçar a competitividade das PME

plusminus
Designação do projeto | Redimensionamento da Presença em Mercados Internacionais

Código do projeto | NORTE-02-0752-FEDER-012820; NORTE-06-3560-FSE-012820

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | MIND SA

Data de aprovação | 2016-02-21

Data de início | 2016-01-01

Data de conclusão | 2018-06-30

Custo total elegível | 884.058,46 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 358.251,73 € / FSE - 61.560,46 €


Objetivos, atividades e resultados esperados/ atingidos

Objetivos
Redimensionamento da actuação da empresa em mercados internacionais, que reforce a capacidade da empresa para realizar transacções nos mercados onde já está presente e que promova a sua notoriedade em novos mercados (e novos segmentos dentro dos actuais mercados) onde viabilize o contacto com potenciais clientes e parceiros e a realização de negócios.

Atividades
1. Conhecimento dos mercados externos, através de diagnóstico de internacionalização, de estudos de mercados internacionais, da participação em feiras da especialidade.
2. Presença na web, reforçando a aposta da Mind na implementação de uma estratégia de marketing com forte recurso a novas tecnologias da economia digital.
3. Introdução de novos métodos de organização das práticas comerciais, através de investimento em ferramentas de inbound marketing, Channel marketing e B2B marketing.
4. Marketing internacional, através de materiais promocionais diferenciados que englobarão catálogos, folhetos, filmes e vídeos promocionais, em diversas línguas, para divulgação e promoção da empresa em novos mercados e para lançamento de novos produtos nos mercados onde já está presente.
5. Conhecimento de mercados externos
6. Acções de prospecção e presença em mercados internacionais
7. Acções de formação profissional relacionadas.

Resultados Esperados/ Atingidos
1. Prospeção e presença em mercados internacionais: Contratação de novos quadros técnicos.
2. Presença na web, através da economia digital: Desenvolvimento de novas funcionalidades no portal de negócios e-commerce
3. Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais: Desenvolvimento e implementação de ferramentas de inbound marketing
4. Marketing internacional: Criação de materiais promocionais.
5. Conhecimento de mercados externos: Aquisição de conhecimento sobre mercados externos e presença em Feiras Internacionais de especialidade.
6. Prospeção e presença em mercados internacionais: Iniciativas de prospecção e promoção em mercados externos.
7. Formação profissional: Execução dos cursos previstos para os perfis definidos.

Resultados Atingidos: Indicadores fundamentais
O projeto executado consubstanciou as metas de qualificação da Mind, tendo contribuído para a obtenção dos objetivos propostos: o aumento da competitividade e da capacidade de resposta da Mind ao mercado global, permitindo à empresa o reforço das suas competências em vários domínios de competitividade - com destaque para a internacionalização e para a qualificação dos recursos humanos e para um aumento das exportações (diretas e indiretas).

Do ponto de vista da inovação organizacional e de gestão do processo de internacionalização, o projeto permitiu à Mind definir e adotar processos organizacionais com uma eficiência otimizada, potenciando assim o desempenho global da empresa.

Ao nível das exportações, a Mind passou de uma taxa de exportações de 16% para 36% no ano pós-projeto, tendo conseguido penetrar em novos mercados estratégicos, tais como a Polónia, a República Checa, o Reino Unido, e a Rússia.

No ano pré-projecto, a Mind exportava para 9 países. No ano de 2019 de pós projeto, a Mind exportou para 21 países (Alemanha, Brasil, Bulgária, Canada, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Japão, Polónia, República Checa, Reino Unido, Rússia, Roménia, Suécia, Suíça e Tailândia). Deste modo, os objetivos definidos para entrada em novos mercados foram atingidos.

Ao nível das parcerias estratégicas Mind celebrou com a empresa suíça Zünd, fabricante de referência de máquinas digitais de corte, um novo acordo estratégico de cooperação comercial para o setor Têxtil, acordo este que alarga o âmbito do pré-existente, para o setor da Pele.

Ao nível dos recursos humanos, constata-se uma evolução positiva e significativa no número de contratações para o quadro da empresa: os postos de trabalho EAQ pré-projecto eram 34, sendo os postos de trabalho EAQ pós-projeto de 51, a que corresponde uma criação líquida de EAQ de17 postos de trabalho qualificados.

O projeto apresentou uma taxa de execução de cerca 80%.


DIVA - Digital Inspection and Virtual Annotation


DIVA - Technical data



FEIRAS

FEIRAS - SIMAC

FEIRAS - GUANGZHOU



WEBSITE

Website - Mindtech

Para mais informações, contacte-nos: